Calendário de Eventos

Janeiro 2015
D S T Q Q S S
28 29 30 31 1 2 3
4 5 6 7 8 9 10
11 12 13 14 15 16 17
18 19 20 21 22 23 24
25 26 27 28 29 30 31

 

FALTA DE MELATONINA CAUSA OBESIDADE E DIABETES APONTA PESQUISA


Agência FAPESP – Estudos conduzidos no Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo (ICB-USP) mostram que a melatonina pode ser uma importante aliada no combate a distúrbios metabólicos, entre eles diabetes, hipertensão e obesidade.

O grupo de pesquisa coordenado pelo médico José Cipolla Neto acaba de concluir o terceiro Projeto Temático FAPESP sobre o papel da melatonina no metabolismo energético.

Os resultados indicam que, muito além de regular o sono, a melatonina controla a ingestão alimentar, o gasto de energia – bem como seu acúmulo no tecido adiposo –, a síntese e a ação da insulina nas células.

 

::: Leia Mais

 

 

PESQUISA BUSCA NOVA ABORDAGEM PARA REPARO DA RETINA


Agência FAPESP – Há cerca de 15 anos, descobriu-se que o epitélio ciliar possui células quiescentes (inativas) que, sob condições específicas, podem ser estimuladas a se tornar células-tronco ou progenitoras – capazes de proliferar e se diferenciar em tipos celulares perdidos pela degeneração da retina. Agora, um estudo realizado por pesquisadores do Departamento de Biologia Celular e do Desenvolvimento do Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo (ICB-USP) apontou possíveis formas de estimular a proliferação ou a reprogramação dessas células do epitélio ciliar em camundongos.
Os resultados da pesquisa, realizada no âmbito de um projeto apoiado pela FAPESP, foram publicados na revista
Investigative Ophthalmology & Visual Science.


::: Leia Mais

 

 

Excesso de iodo na gestação e lactação pode causar hipotireoidismo na prole